terça-feira, 1 de agosto de 2017

Mudanças e renascimento

Não sei dizer ao certo quantas vezes me mudei de casa, umas 10 vezes eu acho. E a cada mudança novos planos de um futuro melhor. Mas o melhor plano foi o que fiz quando me mudei para Santa Catarina. Na época estava tocando nas rádios uma música que dizia "vento ventania me leve para os quatro cantos do mundo, me leve pra qualquer lugar" e então eu decidi que ao invés de planejar tudo com antecedência e ficar tentando controlar as mudanças eu iria caminhar conforme o vento: tentei vestibular aquele ano e não passei, não era pra ser, nem me desencorajei. Fui estudar outras possibilidades. Enquanto estudava o que ia fazer decidi o lugar: UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina. Fiz cursinho em Joinville, acordava super cedo (5 da manhã) pois eu morava em São Francisco do Sul, carinhosamente chamada de São Chico. Era a melhor aluna de redação estilo narração mas precisava melhorar muito a dissertação... Escolhi o que queria fazer: enfermagem! Sempre gostei de cuidar! Ótimo! Agora vamos estudar muito para passar! 
Um dia, perambulando pelas ruas de Joinville, passei na frente de um quartel que fazia aniversário de construção/inauguração. Parei, olhei, achei legal e segui caminho pra passar o tempo enquanto esperava o busão pra São Chico.
No dia da prova de geografia cai uma pergunta sobre qual o quartel estava comemorando aniversário naquele ano. E eu sabia! Mas só sabia porque deixei o vento me levar, fui passear pelas ruas, conhecer, ser curiosa. Na redação o estilo escolhido, para surpresa de todos foi narração, uma ajudinha do Universo, creio eu.
Em 2006 mudei para uma casa maior acreditando que a casa poderia trazer um brilho novo pro relacionamento e fiz de tudo pra achar esse brilho, pedi pro meu marido da época "trazer o brilho" mas o brilho que eu procurava era em mim (descobri isso anos depois) e o relacionamento acabou em 2010.
Outra vez estava numa crise brava de relacionamento (estava sem nenhum querendo desesperadamente ter um kkkk) e resolvi largar mão, desistir, esquecer desse negócio chamado namoro. Até porque eu já tinha feito de tudo o que eu achava necessário pra fazer a criatura perceber que me amava. Ledo engano. Falaremos disso mais pra frente. Enfim, em outubro de 2014 conheci alguém que mudou a minha vida e meu modo de ver o mundo, alguém que me tratava como eu sempre quis. Não durou muito e o fim do relacionamento acabou comigo. 
Comecei então a procurar alguém que me curasse, achei alguém que se propôs a me curar. Quase dois anos depois percebi que esse alguém não era alguém capaz de me curar, pois só eu seria capaz de fechar minhas feridas.
Desses muitos anos vividos comecei agora a aprender as lições que a vida me deu. Acredito que nem todas servirão pra você mas se te ajudar em algo esse texto já terá tido um propósito de ser. São elas:
1. Tentar controlar o incontrolável, também conhecida como vida, é inútil pois a nossa vida depende de muitas outras pessoas e fatores sobre os quais não temos controle. O máximo que podemos fazer é nossa parte para atingirmos nossos objeitovs.
2. Não adianta colocar a sua felicidade como responsabilidade de outra pessoa ou de outras coisas (casa, carro, etc). Se você se aceitar assim como é, tentando melhorar a cada dia um pouco terá momentos felizes. Meu grande amigo Rudnei, que hoje mora lá no céu, me ensinou que não somos felizes, temos momentos de felicidade.
3. Aproveitar os momentos de felicidade é muito melhor do que tentar controlá-los para que não acabem, até porque é uma tentativa inútil. Se a gente for sempre feliz não vai valorizar a felicidade porque ela será rotineira, simples assim.
4. Se alguém te quiser virá até você e demonstrará seu interesse caso sinta que pode ser recíproco. Ou seja: se você se esforçar pra alguém te amar não vai dar certo, se você ficar na sua, muito na sua e não mostrar ao mundo o que quer também não vai dar certo. Um pouco de cada lado e teremos uma equação equilibrada.
5. Reciprocidade: dar e recber. Bobagem essa história de dar e não querer nada em troca porque todo mundo dá esperando receber. Quando a gente se doa demais o outro passa a não valorizar nosso esforço porque virou rotina. Dê o melhor de si e o mundo vai te retribuir, não cobre, apenas aguarde.
6. Se a pessoa que você ama não retribui cai fora que é fria! Quem ama não quer perder o ser amado e fará de tudo para se assegurar que não vai perdê-lo.
7. Eu sou a responsável pela minha felicidade e a única pessoa capaz de curar minhas próprias feridas e ninguém mais.
Tendo aprendido isso meu plano desde que me mudei para a minha nova casa foi de ser absurdamente feliz, aproveitar cada pequeno momento de felicidade e me fortalecer para quando as coisas ficarem difíceis; deixar claro a quem eu amo que amo sem tentar fazer com que a pessoa me ame, se me amar boa, se não me amar é vida que segue e fila que anda; parar de tentar controlar o incontrolável e confiar no Universo que nunca me deixou na mão e acima de tudo e mais importante ESCOLHER o que quero pra mim ao invés de esperar ser escolhida.
Era mais ou menos isso...
Beijos de lux

4 comentários:

Orlando Francini disse...

Bela história. É um pouco de cada um de nós.

Neisa Fontes disse...

Que bom que gostou! Obrigada pelo retorno!!! Bjos

Unknown disse...

Neisa,

Adorei!!! Não conhecia este teu lado romancista....

beijo grande

Neisa Fontes disse...

Oi Li!
É... às vezes eu escrevo rsrsrs
Obrigada!
Beijosssss