segunda-feira, 25 de julho de 2016

Dois conceitos: um da matemática e outro da psicanálise

Conceito número 1:
Todo número pode ser dividido infinitas vezes, é um conceito matemático! Assim sendo, se eu pegar um ano posso dividí-lo em meses, meses em dias, dias em horas, horas em minutos e esses posso dividir em segundos e os segundos podem ser dividos em pequenas frações. 
Conceito número 2:
Todas as experiências que vivenciamos formam uma espécie de lente pela qual visualizamos o mundo chamadas na psicanálise de fantasia. A fantasia é a elaboração imaginativa das funções corporais, é o que imaginamos que somos feitos, de que somos capazes. Uma fantasia muito comum é a de ser tão boa a ponto de merecer nosso primeiro objeto de amor (mamãe ou papai) agora, na vida adulta, projetados em outra pessoa, nosso ser amado.

Resumindo:
Dentro de um pequeno infinito, no intervalo de tempo em que dividimos nossas vidas com outra pessoa, amamos e somos amados. Somos felizes, temos momentos de alegria e de tristeza, achamos que  podemos nos sentir completos, sendo normais, sendo nós mesmos descobrimos que a busca pela plenitude chama-se viver e que ninguém completa ninguém, somos todos incompletos procurando o que nos falta.
E esse é o melhor presente que alguém pode dar a outra pessoa: deixá-la ser quem ela é, incompleta e em constante crescimento!


Um comentário:

Neisa Fontes disse...

E eu te agradeço imensamente pelo nosso pequeno infinito.