quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Mentiras e invenções me enjoam...

Carta aos desmemoriados,
Ano: 1993
O sociólogo Herbert de Sousa, conhecido como Betinho (irmão do Henfil, cartunista) funda a ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, fundada pelo sociólogo a partir do Movimento pela Ética na Política. Em 1993, ele lançou o programa Ação da Cidadania, tendo como objetivo a mobilização de todos os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria.
Ano: 1995
Criado o programa Comunidade Solidária pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Tal programa visava o atendimento aos direitos básicos da cidadania e previa ação conjunta de órgãos federais, organizações não-governamentais, governos estaduais e municipais e o envolvimento da população para a efetivação do programa denominado Comunidade Solidária.
Esse programa fazia parte da Rede de Proteção Social que consistiu na junção de diferentes programas de cunho social que coordenavam esforços voltados à assistência da classe brasileira mais carente, definida a partir de parâmetros de renda e constituição familiar, tendo início no governo de FHC, ainda em 1995, como forma de redistribuição de renda e combate a pobreza, viabilizando o desenvolvimento social, tanto de forma imediata, como mediata, agindo progressivamente. Era como "ensinar a pescar ao invés de dar o peixe".
Foi desativada no início do governo Lula, sendo alguns programas incorporados ao Fome Zero.

Ou seja: o mundo não começou com Lula e muito menos as ações sociais. Entreguemos os Louros a quem merece: Dona Ruth e Betinho.

Nenhum comentário: